Educação e tecnologia
Não
se faz um bom ensino sem que haja
significados , sem que os alunos encontrem sentido no que está sendo
ensinado e desenvolva as competências necessárias para resolver problemas , que
tenham autonomia para buscar informações que desejam , já que no contexto que vivemos como bem destacou (
Dowbor, 2004) em uma entrevista para a rede vida , podemos
pensar que o futuro da educação formal , diante dos avanços tecnológico , a
escola tem que pensar seu novo papel , precisa articular novos saberes , novos rumos,
novos caminhos para que contribua de fato com a educação que satisfaça as necessidade
da sociedade.
No
entanto, não é um papel fácil para a escola, pois sabemos que a desigualdade
social no País em que vivemos impede de muitas pessoas a fazerem uso com
freqüência ou ate mesmo de nunca estarem em contato com as tecnologia mais
avançadas. Isso remete pessoas com dificuldades de aprender a lidar com esses saberes
, o que implica o fracasso escolar , menos pessoas preparadas para atuar
em diferentes áreas do trabalho e de interação com o outro.
Para
amenizar esse quadro, compreendo que a
escola, tem que dar novos rumos aos saberes que é ensinado, para que as camadas de baixa
renda não venham ser prejudicadas .Precisa repensar seu papel, saber articular
esses conhecimentos , selecionando as informações significativas e
disponibilizando um ensino democrático e
de qualidade.Porem vale aqui uma ressalva, a escola como instituição responsável pelas
transmissão dos diferentes saberes tem de fato assumido um papel maior, mas não isenta que outros espaços
divulgadores do conhecimentos façam uso do que é transmitido de maneira inteligente , que não se atenha a “
coisas” sem muito sentido , como pode ser citado a televisão já que é um meio
de comunicação de massa e tem um grande poder de persuasão.Muitas pessoas
perdem parte do seu tempo assistindo programas sem muito sentido para lidar com
os problemas da atualidade. È por isso que a escola e os diferentes sujeitos
que lidam com o ensino tem que assumirem um papel muito mais central, repensar
a ação que assumem, diante dos diversos conhecimentos que vem
surgindo atualmente para que de fato o que é ensinado tenha sentido aos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário