sábado, 14 de julho de 2012


Alerta geral: uma triste notícia para a fauna brasileira
       
          Infelizmente, já se contabiliza cerca de 400 as espécies de bichos brasileiros que correm o risco de desaparecer para sempre de nossos ecossistemas.
No ano de 2003, o Ministério do Meio Ambiente, apresentou uma lista dos animais em extinção no Brasil que enumerava 395 espécies de aves, mamíferos, répteis, anfíbios e invertebrados . Até então, a última lista oficial de bichos ameaçados no Brasil havia sido apresentada em 1989 e contava com 219 espécies.
O número de animais em risco de extinção certamente aumentou muito, devido à devastação do meio ambiente, à caça ou à poluição. No entanto, não podemos dizer que o número de espécies ameaçadas dobrou nos últimos treze anos. Na verdade, a lista mostra também que agora os cientistas conhecem melhor a fauna brasileira e podem dizer com mais precisão quais são os bichos em perigo.
As espécies ameaçadas da nova lista são 160 aves, 69 mamíferos, 20 répteis, 16 anfíbios e 130 invertebrados terrestres. A relação inclui oito espécies que já desapareceram totalmente: duas aves, uma perereca, três insetos e duas minhocas. Há também duas aves que só existem em cativeiro: a ararinha-azul e o mutum-de-Alagoas.
Entre as várias espécies que passaram a integrar a lista de bichos ameaçados e estão,  o tucano, a onça pintada , o peixe-boi , o tamanduá, o macaco-prego, o bicho preguiça, tamanduá – bandeira  por exemplo. Felizmente, algumas espécies que estavam na lista de 1989 não estão mais ameaçadas -- como o jacaré-açu, o gato-do-mato ou a surucucu. Outra boa notícia é a situação do mico-leão dourado: na última lista, ele havia sido classificado como ’criticamente em perigo’; agora, ele é considerado "apenas" ’em perigo’.
Para definir se uma espécie vai entrar na lista, os cientistas fazem uma avaliação do tamanho da população desse animal, da sua diversidade genética e da situação do hábitat onde eles vivem. Animais que habitam regiões onde a devastação é grande, como a Mata Atlântica, por exemplo, correm maior risco de desaparecerem.
    

Texto adaptado da Série de orientações Curriculares .Caderno 4 – Para formar estudantes – Proposta para ensinar a estudar e a ler melhor. Apude de http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/ecologia-e
    meio-ambiente/uma-triste-noticia-para-a-fauna-

Nenhum comentário:

Postar um comentário