quarta-feira, 8 de agosto de 2012

contextualizando a mudança teoria e prática:o diálogo como ponta de partida



          A aprendizagem é um processo pelo qual os sujeitos adquirem diferentes habilidades, atitudes, valores. È   complexa e que depende dos indivíduos envolvidos  ou seja , a relação daquele que aprende e de quem ensina .Essas relações que se estabelece tem um papel fundamental  na construção do conhecimento.Partindo desse princípio ,  na prática pedagógica que estabeleço com meus alunos, o diálogo tem sido uma das estratégias mais utilizadas .  Acho  de fundamental importâncias utilizar  , já que as interações  sociais e com o meio físico possibilita aos educandos ao desenvolvimento da aprendizagem , pois é  nas interações que ouvimos as idéia , percepções , curiosidades e também  ficamos  informados sobre as dúvidas e qual estratégia será mais adequada para cada aluno.
        Na proposta de educação em que se considera o diálogo o uso das novas tecnologias se faz necessário, pois permitirá aos  educandos  o direito a democratização do acesso ao conhecimento para que possa melhor se  situar no contexto social de forma produtiva, organizando . Considerando o que diz  Coutinho (2007)vivemos numa sociedade complexa , nada mais acontece de forma isolado , o conhecimento a todo momento se processa e esses fatos afetam a vida de todos nós.
Desse modo,o uso das novas tecnologias  vai nos ajudar dialogar melhor com os nossos alunos , contribuindo com a aprendizagem significativa , pois dará oportunidades para criarmos situações que levem aos educandos : observar, interpretar- os aspectos naturais e sociais  e humanos .Permitindo um melhor diálogo que  permitam aos alunos a mobilizarem diferentes competências cognitivas importante para a reconstrução de novas aprendizagens .

Nenhum comentário:

Postar um comentário